Fox PB
Início » Presidente do Peru dá ultimato e ameaça dissolver o Congresso
Destaques Mundo

Presidente do Peru dá ultimato e ameaça dissolver o Congresso

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, deu um ultimato no domingo (29) ao anunciar que dissolverá o Parlamento se ele rejeitar um voto de confiança vinculado a uma reforma na designação dos magistrados do Tribunal Constitucional, com a qual tenta impedir que esta corte seja dominada pela oposição.

“Se o voto de confiança for negado, teremos que agir de acordo com a Constituição [que faculta ao presidente a possibilidade de dissolver o Congresso e convocar novas eleições legislativas]”, disse Vizcarra em uma entrevista ao programa Quarto Poder do canal América TV.

Vizcarra, que exibe a bandeira da luta contra a corrupção, afirmou que tem o “apoio político, social, técnico e em todos os sentidos” para dissolver o Parlamento controlado pelo partido fujimorista Força Popular e outros grupos opositores.

“Vamos agir em função do que manda a Constituição Política do Peru”, disse o presidente, ao insistir que a lei o respalda.

Voto de confiança

Nesta segunda-feira (30), está prevista uma sessão em que o Congresso designará seis magistrados do Tribunal Constitucional de uma lista de candidatos escolhidos pela oposição. O processo é questionado pelo governo pela falta de transparência e rapidez com que é organizado.

Em uma tentativa de barrar essa eleição, o governo apresentou na sexta-feira (27) ao Congresso um projeto de reforma para a nomeação dos magistrados, vinculando a esse projeto um voto de confiança.

Notícias relacionadas

Governo quer reduzir alíquota do IR para máximo de 25%, diz Bolsonaro

foxpb

Disney assume controle do Hulu, concorrente da Netflix, após acordo

foxpb

Como fazer cursos online e de graça no Brasil Mais Digital

foxpb

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.