Fox PB
Início » Nobel de Física 2020 vai para Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez por descobertas sobre buracos negros
Entretenimento

Nobel de Física 2020 vai para Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez por descobertas sobre buracos negros

Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez são os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Física, anunciou a Academia Sueca nesta terça-feira (6), por descobertas sobre buracos negros, um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte tanto que nem a luz consegue escapar dela.

Roger Penrose, britânico de 89 anos, mostrou que a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros; ele ficará com metade do prêmio. Ele é professor da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Reinhard Genzel, alemão de 68 anos, e Andrea Ghez, americana de 55 anos, ficarão com a outra metade, pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa galáxia. Um buraco negro supermassivo é, hoje, a única explicação conhecida para isso.

Ghez é a primeira mulher premiada neste ano e a quarta a ganhar um Nobel em Física na história do prêmio (desde 1901). Ela leciona na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos). Genzel é afiliado ao Instituto Max Planck para Física Extraterrestre em Garching, na Alemanha, e à Universidade da Califórnia em Berkeley, também nos EUA.

O comitê do Nobel avaliou que o trabalho de Penrose “usou métodos matemáticos engenhosos em sua prova de que os buracos negros são uma consequência direta da teoria geral da relatividade de Einstein”.

Já o trabalho de Genzel e Ghez “deu à ciência a evidência mais convincente de um buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea”, considerou a Academia Sueca.

“Estou animada em receber o prêmio – levo muito a sério a responsabilidade de ser a quarta mulher a ganhar o prêmio Nobel [em Física]. Espero poder inspirar outras jovens mulheres para uma área que tem tantos prazeres, se você tem paixão pela ciência. Há muito para ser feito”, declarou Ghez pouco depois do anúncio do prêmio, após ser questionada sobre ser a quarta mulher a vencer na categoria.
As outras mulheres a ganhar um Nobel em Física foram Marie Curie (1903), Maria Goeppert Mayer (1963) e Donna Strickland (2018).

A cientista também respondeu a uma pergunta sobre o que há dentro de um buraco negro:

“Não temos nenhuma ideia do que há dentro do buraco negro – eles são o colapso do entendimento das leis da física”, disse Ghez.

Os vencedores dividirão o valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

A láurea em Medicina foi a primeira a ser anunciada, na segunda (5). Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice ganharam o prêmio pela descoberta do vírus da hepatite C.”

Os prêmios em Química, Literatura e Paz serão entregues ainda nesta semana; já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda (12). Veja o cronograma:

  • Medicina: segunda-feira, 5 de outubro
  • Física: terça-feira, 6 de outubro
  • Química: quarta-feira, 7 de outubro
  • Literatura: quinta-feira, 8 de outubro
  • Paz: sexta-feira, 9 de outubro
  • Economia: segunda-feira, 12 de outubro

G1

Notícias relacionadas

Tiago Ramos exibe anel de compromisso em meio a rumores de término com mãe de Neymar

foxpb

Rodrigo Hilbert comenta sobre receita de pudim que deu errado

foxpb

Pabllo Vittar posa de fio dental e é comparada a Kim Kardashian

foxpb

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.