O Irã liberou, na manhã desta sexta-feira (27), o petroleiro britânico “Stena Impero”, que estava retido desde julho nas águas do país. A embarcação seguirá para os Emirados Árabes, segundo a companhia proprietária.
Horas antes de ser liberado, o petroleiro havia começado a transmitir sua localização pela primeira vez em semanas, perto do porto iraniano de Bandar Abbas, onde estava retido desde que foi capturado no dia 19 de julho.
O diretor da companhia sueca Stena Bulk, Erik Hannel, empresa que é dona do navio, disse que “foi uma longa espera” até que o navio e sua tripulação fossem liberados. As pessoas na embarcação devem passar por avaliação médica em Dubai.
Hannel afirmou à TV sueca que a embarcação parece estar em boa condição e que espera que ela volte a operar dentro de uma semana.
O site de rastreamento de navios MarineTraffic.com mostrou o “Stena Impero” saindo do Irã em direção ao sul a uma velocidade de pouco mais de 22 km/h.
O Irã apreendeu o navio-tanque no Estreito de Ormuz, a passagem estreita do Golfo Persa pela qual passa 20% de todo o petróleo mundial.
G1