Fox PB
Início » Golpe no Uber e 99 deixa corrida quatro vezes mais cara
Cidades Destaques

Golpe no Uber e 99 deixa corrida quatro vezes mais cara

Você usa o Uber ou o 99POP para se locomover pela cidade? Se a resposta for sim, é preciso ter cuidado com um golpe que, apesar se não ser exatamente novo, tem ganhado cada vez mais força. Motoristas estão burlando o GPS do aplicativo para deixar as corridas mais caras, em um golpe chamado de Treme Treme. Mas não para por aí: após serem punidos pela plataforma, os golpistas compram contas falsas para continuarem pegando passageiros e ganhando dinheiro. Em uma outra modalidade, eles conseguem “furar a fila” e pegar corridas nos aeroportos com mais facilidade.

No YouTube, motoristas dos aplicativos já postaram vídeos denunciando o esquema praticado por outros. Segundo os depoimentos, para tornar as corridas mais caras, os motoristas burlam o GPS do próprio aplicativo para que as viagens pareçam fazer um trajeto maior do que o necessário. Nas redes sociais, há relatos de corridas que saíram quase quatro vezes mais caras do que o orçado pelo aplicativo.

O esquema polêmico se dá de forma simples e só funciona se o celular do motorista for Android, por um recurso que é nativo do smartphone e do sistema operacional. Apesar de poder notar que o caminho está mais longo do que o comum, o passageiro não consegue perceber o golpe efetivamente, uma vez que o motorista está seguindo o caminho indicado pelo GPS.

Após encerrada a corrida, quando os passageiros reclamam os valores excessivos e entram em contato com as empresas, os motoristas são punidos. Assim, a conta do fraudador, na Uber, fica negativa e as corridas que entrarem servirão para abater a dívida. O jeito encontrado de burlar os descontos, é comprar contas falsas. Para isso, o motorista consegue, inclusive em grupos no Facebook, comprar aparelhos celulares com o aplicativo de motorista já logados em uma conta com dados de terceiros. Dessa forma, é possível continuar pegando e fraudando corridas.

Outra modalidade do golpe acontece em aeroportos, onde os motoristas que desejam pegar passageiros enfrentam longas filas de espera. Os golpistas, porém, travam o aplicativo para conseguir ficar menos tempo esperando por uma chamada. Assim, a espera pode durar menos de trinta minutos.

O TechTudo entrou em contato com a Uber, que se pronunciou por meio de uma nota.

“A Uber mantém equipes e tecnologias permanentemente analisando viagens suspeitas ou violações de termos de uso. Caso alguma irregularidade seja comprovada, os envolvidos podem ser descredenciados da plataforma”, diz o texto.

Já a 99Táxis, negou as denúncias. “A 99 informa que não tem registros de tal prática em sua plataforma. Motoristas ou passageiros que tenham indício desta situação, devem denunciar à 99, para que a equipe de segurança possa atuar com prioridade”, afirmou em nota

Cariri em Ação

Notícias relacionadas

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

foxpb

Com chute na cabeça, Amanda Nunes demole Holly Holm e defende título dos galos

foxpb

Prefeitura de Caraúbas e Banco do Bradesco firmam parceria que beneficiará servidores públicos

foxpb

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.