Fox PB
Início » Egito vai receber de volta sarcófago de ouro roubado em 2011 e que era exibido em museu de Nova York
Destaques Mundo

Egito vai receber de volta sarcófago de ouro roubado em 2011 e que era exibido em museu de Nova York

O Egito vai receber de volta um sarcófago de ouro, avaliado em US$ 4 milhões, que havia sido roubado do país em 2011 e foi parar em uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

As autoridades americanas propuseram a devolução quando souberam que o objeto havia sido roubado no ano da revolta contra o então presidente do Egito, Hosni Mubarak.

O sarcófago de 1,8 metro de comprimento e banhado a ouro foi montado para a múmia de Nedjemankh, um alto sacerdote do deus Heryshef.

De acordo com o site do museu, o sarcófago foi decorado com cenas e textos hieroglíficos destinados a guiar o padre em sua jornada para a vida eterna.

Tráfico internacional de arte

Uma investigação conjunta feita pelas autoridades dos Estados Unidos, Egito, Alemanha e França concluiu que o sarcófago foi roubado do Egito em 2011, na região de Minya, após a Revolução Egípcia.

De acordo com o site da promotoria do distrito de Manhattan, os criminosos contrabandearam o objeto para fora do Egito e transportaram pelos Emirados Árabes Unidos, depois para a Alemanha, onde foi restaurado, e para a França, onde foi vendido ao Metropolitan Museum of Art em julho de 2017.

Notícias relacionadas

Cruzeiro finaliza detalhes para anunciar Jean e busca mesmos moldes para trazer Angulo

foxpb

Poupar dinheiro: aplicativo desafia para criar o hábito de economizar

foxpb

Paraíba registra 56 novos casos de covid-19 e oito mortes causadas pela doença nesta segunda-feira

foxpb

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.