Fox PB
Início » É possível recuperar uma conta perdida no Mega.nz?
Destaques Tecnologia

É possível recuperar uma conta perdida no Mega.nz?

Conta perdida no Mega.nz

Gerei uma senha no papel e depois copiei para os campos de nova senha e confirmação, no aplicativo Mega.nz. Depois de formatar meu celular, não mais consegui entrar. Pesquisei muito e encontrei um cara dizendo que era um conflito de hash, que às vezes o hash gerado pode sofrer a infeliz coincidência de ser o mesmo gerado por outra senha. Não tenho a chave gerada e não sofri ataque hacker, já que nenhum outro serviço que uso foi comprometido. Já estou até pesquisando pra saber como entrar com alguma ação judicial contra esses caras. Recuperando ou não meus arquivos nunca mais usarei esse serviço. – Anônimo

O Mega.nz é um serviço de armazenamento em nuvem diferente da maioria. Como todos os arquivos são criptografados, não existe um meio para “recuperar” sua conta se você se esqueceu da senha.

O Mega.nz não permite redefinir uma senha perdida. Por isso, é obrigatório salvar a chave de recuperação da conta. — Foto: Reprodução

Se a sua senha não funcionar por qualquer motivo (seja um erro na digitação, invasão de conta ou algum problema técnico), você precisa dessa chave. Sem ela, seus arquivos estão perdidos. Você até pode redefinir sua senha, mas seus arquivos antigos estão permanentemente atrelados à sua senha antiga.

Seja como for, você jamais deve ter seus arquivos armazenados exclusivamente em um serviço em nuvem. A prática de “backup” (criar cópias de segurança de arquivos) exige que você tenha ao menos duas cópias de um arquivo. No mínimo, você deve guardar seus arquivos em outro serviço em nuvem, mas o ideal é manter uma cópia local.

Sobre o conflito de hash que você menciona, esse fenômeno existe. Porém, o conflito de hash normalmente não impede alguém de acessar uma conta, e sim o contrário (dá acesso quando não deveria). De todo modo, trata-se de uma ocorrência extremamente rara. A não ser que o Mega.nz tenha algum problema técnico específico, a sua situação provavelmente não foi causada por esse “conflito de hash”.

Você pode tentar variações da sua senha, buscando adivinhar possíveis erros de digitação, por exemplo. Você pode até tentar processar o Mega.nz e, mesmo que consiga algo, dificilmente terá algum arquivo de volta, a não ser que a companhia conheça uma falha em seu próprio sistema de criptografia.

Quando se fala em segurança (seja digital ou não), é arriscado usar uma ferramenta que não compreendemos bem. Isso vale para uma faca, para um martelo ou até para um fogão.

Isso é um pouco chato em tecnologia, porque estamos sempre diante de novos aplicativos e serviços. Constantemente, somos obrigados a “experimentar” algo fora da nossa zona de conforto, ficando expostos a pequenos “riscos”. Por exemplo, podemos acabar perdendo tempo e produtividade de trabalho, sofrer com alguma incompatibilidade ou até danificar dados. Pior ainda: o serviço pode ser repentinamente cancelado, nos deixando em uma situação ruim.

Essa fase de “experimentação”, enquanto nos acostumamos com um novo serviço ou aplicativo, é normal. Mas não é prudente colocar um aplicativo novo em nossa rotina sem ter explorado seus recursos a fundo. Acima de tudo, o armazenamento dos arquivos não pode ser feito sem algum planejamento.

Infelizmente, não há muito o que fazer. O produto do Mega.nz com criptografia no armazenamento atende a um nicho específico, mas exige muito mais cautela no uso que outros serviços de armazenamento.

Formulário para relatar falhas ao Facebook tem opção específica para o Instagram. — Foto: Reprodução

Formulário para relatar falhas ao Facebook tem opção específica para o Instagram. — Foto: Reprodução

Como relatar falhas: Instagram

Eu gostaria de saber como que posso fazer para enviar ao Instagram/Facebook uma brecha na segurança que permite que algumas contas sejam invadidas. – Ghedyvan

As regras do programa de recompensa do Facebook estão disponíveis aqui.

Note que não basta apenas desenvolver uma técnica capaz de roubar roubas. Por exemplo, se você precisa convencer a vítima a clicar em um link para ceder a senha ou algo do gênero, o ataque cai na categoria de engenharia social e não é contemplado pelo programa.

Se você descobriu um problema de segurança no Instagram que resulta de uma falha na programação do site, você deve preencher o formulário com todas as informações da vulnerabilidade, inclusive os passos para demonstrar o problema.

O valor pago será definido pelo próprio Facebook, caso consigam confirmar a existência da brecha.

G1

Notícias relacionadas

Taxa sobre cheque especial é ilegal

foxpb

Com pandemia e aumento das vendas online, confira os principais cuidados na hora de comprar nesta sexta-feira de BlackFriday

foxpb

WhatsApp lança figurinhas para prevenção do coronavírus

foxpb

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.