Fox PB
Início » Diretor de inteligência dos EUA comparece ao Congresso
Destaques Mundo

Diretor de inteligência dos EUA comparece ao Congresso

O diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos, Joseph McGuire, vai comparecer nesta quinta-feira (26) perante o Congresso, enquanto muitos aguardam a divulgação do relatório do funcionário do governo que deixou Donald Trump em situação complicada por sua conversa com o presidente da Ucrânia Volodimir Zelenski.

Um grupo limitado de congressistas teve acesso ao documento na quarta-feira(25) à noite.

Trump pode sofrer um impeachment? Entenda a abertura do processo

Trump pode sofrer um impeachment? Entenda a abertura do processo

O legislador republicano Chris Stewart, que integra o Comitê de Inteligência da Câmara de Representantes, escreveu no Twitter na quarta-feira (25): “a denúncia do informante perdeu o sigilo. Eu encorajo todos a lerem”.

O líder da bancada democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou, depois de ler o documento, que é “muito inquietante”.

O senador republicano Ben Sasse usou a mesma expressão ao destacar que “obviamente há coisas muito inquietantes” na denúncia.

Impeachment e eleições

O escândalo explodiu no momento em que o país começa a se preparar para a campanha das eleições de novembro de 2020, nas quais Trump postula a reeleição.

Os democratas iniciaram na terça-feira (24) uma investigação parlamentar formal contra Trump –a primeira etapa do procedimento de impeachment–, após a denúncia de que em uma conversa em 25 de julho ele supostamente pressionou o colega ucraniano a investigar o rival político Joe Biden.

Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama, é apontado no momento como o favorito na disputa do Partido Democrata para obter a candidatura à presidência.

Trump negou qualquer irregularidade na conversa e na quarta-feira (25) afirmou: “Não ameacei ninguém, não pressionei, nada”.

“Há muita conversa sobre o filho de Biden, que Biden interrompeu a investigação e muitas pessoas querem saber sobre isso”, disse Trump a Zelenski. “Biden se gabava de ter parado a investigação, então se você puder olhar para isso”, acrescentou.

Hunter Biden foi membro de 2014 a 2019 do comitê de monitoramento do grupo ucraniano de gás Burisma, que pertence a um oligarca pró-Rússia de reputação duvidosa.

Analistas destacaram que a transcrição usa reticências – denotando palavras ou trechos que faltam – em três momentos, todos quando Trump faz pedidos a Zelenski. Outros indicaram que a transcrição deveria relatar uma ligação de 30 minutos, mas o que foi divulgado dura apenas 12.

G1

Notícias relacionadas

Dólar é cotado a R$ 5,7030 nesta manhã de quinta-feira

foxpb

Quarenta presos foram encontrados mortos dentro de cadeias em Manaus nesta segunda-feira

foxpb

Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro promove PEDAL SOLIDÁRIO em prol do hospital da FAP

foxpb

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.