Fox PB
Início » Bolsonaro defende isolamento vertical e sugere que país pode ‘sair da normalidade democrática’
Brasil Destaques

Bolsonaro defende isolamento vertical e sugere que país pode ‘sair da normalidade democrática’

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (25) que o Brasil arrisca “sair da normalidade democrática” por causa de um eventual “caos” provocado pela paralisação da economia em função da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Após ter feito um pronunciamento que vai na contramão do que é defendido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por governos mundo afora, o presidente da República voltou a defender que o comércio seja reaberto para evitar uma crise financeira.

“Se a economia colapsar, não vai ter dinheiro para pagar servidor público, o caos está aí, na nossa cara. Podemos ter os mais variados problemas no Brasil, como saques em supermercados, e o vírus vai continuar entre nós, vamos ficar com o caos e o vírus”, disse Bolsonaro em conversa com jornalistas em Brasília.

LEIA MAISSecretários de Saúde do Nordeste manifestam repúdio após pronunciamento de Bolsonaro

Estima-se que mais de 2,5 bilhões de pessoas, um terço da população mundial, estejam submetidas a restrições de circulação por causa da pandemia de coronavírus. Desde governos autoritários, como a China, até democracias estabelecidas, como Itália, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Argentina, adotaram o confinamento como principal estratégia de combate.

Para Bolsonaro, no entanto, é preciso “botar esse povo para trabalhar, preservar os idosos e aqueles com problemas de saúde, mas nada além disso”.

“Caso contrario, o que aconteceu no Chile vai ser fichinha perto do que pode acontecer no Brasil. Todos nós pagaremos um preço que levará anos para ser pago, se é que o Brasil não possa ainda sair da normalidade democrática que vocês tanto defendem, ninguém sabe o que pode acontecer no Brasil”, declarou.

Em seguida, ao ser questionado pela imprensa, foi mais específico: “O caos faz com que a esquerda aproveite o momento para chegar ao poder. Não é da minha parte, pode ficar tranquilo”. Segundo Bolsonaro, a diretriz do governo é a de promover o “isolamento vertical”, ou seja, apenas dos grupos de risco, como idosos ou imunossuprimidos.

No entanto já há inúmeros relatos de como a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, pode acometer pacientes mais jovens de forma grave. O primeiro homem vítima de transmissão interna na Itália, um maratonista de 38 anos, ficou um mês internado, incluindo 18 dias na UTI, para conseguir se curar.

Até o momento, a pandemia já contaminou mais de 430 mil pessoas no mundo, sendo 80 mil apenas nos últimos dois dias, de acordo com a Universidade John Hopkins, dos EUA, e deixou cerca de 20 mil mortos.

Agência Ansa

Notícias relacionadas

Diário Oficial publica lei que inclui autismo nos censos do IBGE

foxpb

Prefeitura de Alpinópolis abre vagas em concurso com salários de até R$ 3,7 mil

foxpb

Homem é preso por posse ilegal de arma em São Sebastião do Umbuzeiro

foxpb

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.